quarta-feira, 20 de julho de 2011

GESTÃO AMBIENTAL

O que é Gestão Ambiental?

Gestão ambiental é uma área que se encontra em ascensão no mercado de trabalho devido à propagação da idéia de desenvolvimento sustentável. Os profissionais habilitados nessa área executam atividades administrativas que priorizam a preservação do meio ambiente e de todos os recursos naturais.
As práticas do gestor ambiental devem minimizar os impactos no meio ambiente, agindo sempre de forma coerente para garantir a preservação da biodiversidade. O curso de gestão ambiental pertence à modalidade de pós-graduação e já é promovida por várias universidades brasileiras com o reconhecimento do MEC
O curso de gestão ambiental é focado na área administrativa, sendo que o sistema de pós-graduação permitirá que o profissional habilitado faça um aprofundamento sobre as políticas relacionadas ao meio ambiente.
Há também várias áreas de especialização como Direito Ambiental, Auditoria Ambiental, Educação Ambiental, Análise de Risco, Turismo, etc. Algumas área da biologia, também podem ser seguidas.
Em breve postarei mais informações e detalhes sobre as especializações.
 Se quiser saber  mais sobre Gestão Ambiental acesse o link: http://www.em.ufop.br/ceamb/petamb/cariboost_files/curso_20b_c3_a1sico_20de_20ga.pdf 
Aproveitem para fazer o download deste documento em pdf que na verdade é um curso.

Um comentário:

  1. Manual Prático de Gestão Socioambiental
    Por: Julis Orácio Felipe

    O risco socioambiental é um risco financeiro.


    Atualmente, empreendimentos são monitorados ao extremo, não somente pelo poder público como pela sociedade em geral. Para proteção do patrimônio empresarial e sua função social é importantíssimo que o empreendedor fique atento a estes requisitos, sob pena de severas perdas, principalmente perdas financeiras e de imagem empresarial.

    Mas como proceder, se a legislação socioambiental brasileira é complexa desde seu nascedouro, nossa Constituição Federal?

    A idéia deste curso é orientar assessores e consultores, bem como os titulares de empreendimentos, de como realizar uma metódica atividade de Due Dilligence, ou seja, como verificar se a unidade empresarial atende aos requisitos legais, a fim de dar segurança para a gestão do negócio.

    Este método de verificação pode ser aplicado a todo tipo de empreendimento, independente de porte, gerando uma série de produtos que certamente trarão segurança para as operações empresariais.

    Contém uma série de planilhas exemplo para execução e monitoramento das atividades e aborda inclusive um método de análise de alvo, também conhecido como análise de partes interessadas, uma moderna abordagem de conhecimento do entorno de empreendimentos, buscando harmonizar a atividade empresarial com os anseios da comunidade em geral, legitimando as operações.

    Além de um método de verificação de adequação jurídica é um método que permite o estabelecimento de controles e monitoramentos para uma gestão socioambiental eficaz.

    Trata-se de um verdadeiro modelo de implantação de gestão socioambiental à disposição de consultores, auditores e responsáveis pela gestão socioambiental corporativa.

    http://www.clubedosautores.com.br/book/50662--Gestao_Socioambiental_Total

    ResponderExcluir

BIORREMEDIAÇÃO: Entenda um pouco mais

Fonte: Google Imagens A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos p...