quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Impactos Ambientais na Construção de Hidrelétricas



Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivos de inúmeros debates atualmente. Como praticamente qualquer atividade econômica, as hidrelétricas causam impactos negativos ao ambiente. A grande questão dos cientistas é saber qual a real dimensão do impacto e como eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas são consideradas fontes de energia renovável, ao contrário das fontes energéticas à base de combustíveis fósseis.

Pequena observação: Dizem que energia gerada a partir de hidrelétricas é limpa e renovável, por quê? Se sabemos de todos os impactos que a construção de uma usina hidrelétrica pode causar.

A verdade é que o critério usado para dizer se um tipo ou outro de energia provém de fonte limpa e renovável está na sua “produção”, ou seja, se ela está de alguma maneira agredindo (poluindo) o meio ambiente no exato momento de sua produção.

Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção das hidrelétricas. Como já foi visto, para que a usina funcione é necessário um reservatório. Sua construção acaba afetando fortemente o clima, a fauna e flora local. De uma hora para outra, a floresta vira lago. Além do desmatamento, muitas espécies acabam submersas e, consequentemente, morrem, criando uma espécie de limbo. Essa flora, em alguns casos, chega a atrapalhar o próprio funcionamento das turbinas da usina no primeiro momento, implicando em limpezas sistemáticas das mesmas.

Muitas espécies animais acabam fugindo do seu habitat natural durante a inundação. No caso da construção da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, um exemplo de má administração das questões ambientais na construção, cientistas relatam a fuga em massa de macacos, aves e outras espécies durante os dois meses que durou a inundação do lago de 2.430 km2. A estimativa é que apenas 1% das espécies sobreviveram em Tucuruí. Obviamente, a mitigação desse problema pode ser feita com o remanejamento antecipado das espécies, mesmo assim, algumas espécies correm o risco de não se adaptarem ao novo habitat.

Já as espécies aquáticas sofrem um impacto ainda maior. Como a hidrelétrica é composta também de uma barragem, o fluxo natural dos peixes acaba sendo interrompido drasticamente, principalmente para as espécies de piracema. A consequência é a proliferação de determinadas espécies em relação a outras. Para tentar amenizar o problema são construídas escadas nas barragens para que os peixes migratórios possam circular. A concepção de degraus é para evitar que algumas espécies morram de exaustão ao tentar repetir o seu fluxo natural de migração.

Soma-se a esse impacto, a eutrofização das águas, que é o excesso de nutrientes, aumenta a proliferação de micro-organismos, causa comum de poluição de águas, podendo causar também consequências para o homem, como, por exemplo, epidemias.
Outro problema é a mudança climática que os lagos podem causar. Afinal, como já foi dito, onde havia floresta agora há um lago, o que pode elevar a temperatura ambiente e mudar o ciclo das chuvas.

Outra polêmica ainda inconclusa sobre os impactos ambientais de uma usina hidrelétrica é a emissão de gases poluentes. Durante suas construções e funcionamento, as usinas hidrelétricas emitem gás carbônico (CO2) e metano (CH4), dois dos principais causadores do aumento prejudicial do efeito estufa. A questão é saber se esse impacto é tão grande quanto das termoelétricas movidas a carvão mineral, consideradas atualmente, junto com os veículos à gasolina, as grandes vilãs do aquecimento global. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) constataram que, na usina de Balbina, no Amazonas, as emissões desses gases podem chegar a ser 10 vezes maior que as das termoelétricas. Este e outros estudos, no entanto, ainda estão limitados a um determinado período de tempo.


Tirando o natural do desastre natural

A construção de represas é um feito da engenharia. São estruturas imensas e seus reservatórios represam um enorme volume de água. A represa chinesa Zipingpu, por exemplo, com profundidade equivalente a um prédio de 50 andares, tem capacidade para armazenar mais de um bilhão de metros cúbicos de água vindos do rio Minjiang. O peso e as características de lubrificação daquela água podem ter desencadeado o terremoto em 2008.

É simples se pensarmos em termos de estado natural do solo. A terra que está embaixo do rio está acostumada a suportar certa quantidade de água. A água exerce um estresse no solo e se infiltra no solo até uma determinada profundidade, dependendo do estado natural de um determinado corpo da água.

Quando um rio é represado e seu volume de água é expandido e contraído com um reservatório, suas características naturais mudam – às vezes, de maneira rápida e drástica. Nós estamos mais familiarizados com mudanças que se manifestam por meio de deslizamentos de terra, quando a água desmancha o solo que suporta pedras nas montanhas, e a elevação e diminuição sazonais da água de reservatórios exerce pressão variável sobre a terra. Em 1963, um dos piores deslizamentos de terra da história ocorreu no norte da Itália e devastou uma vila inteira com 2.500 pessoas. Isso ocorreu quando 300 milhões de metros cúbicos de rochas caíram no reservatório Vaiont formando uma onda que superou a represa de 261 metros e varreu a cidade localizada rio abaixo [fonte: IR].

Dezenas de deslizamentos de terra na China foram atribuídos à construção da Hidrelétrica Três Gargantas que cruza o rio Yangtze [fonte: Hvistendahl ]. Em 2003, um mês após ser iniciado o enchimento da barragem, um deslizamento de terra matou 14 pessoas. Dezenas de outros acidentes aconteceram em 2006, depois que o nível de água aumentou novamente. Já em 2007, um ônibus foi engolido por um deslizamento.

Os mecanismos em ação quando o represamento provoca deslizamentos de terra são similares ao que causam terremotos. Mas no caso de tremores de terra, os efeitos acontecem debaixo da superfície.


Sismo induzido por reservatórios: fazendo a Terra se mover

Até recentemente, o pior terremoto atribuído à atividade de uma represa aconteceu na porção ocidental da Índia, em 1967. Três anos depois de completada a construção da represa Koyna, um terremoto atingiu a magnitude de 6,5, matando 180 pessoas.

O fenômeno de terremotos provocados por uma represa é conhecido como sismo induzido por reservatórios e, basicamente, eles acontecem da seguinte maneira: Quando uma represa é construída e seu reservatório é cheio com água, a pressão equivalente exercida na terra naquela área muda drasticamente. Quando o nível de água chega ao limite, a pressão no solo aumenta; quando o nível de água abaixa, a pressão também diminui. Essa variação causa um estresse no delicado balanço das placas tectônicas debaixo da superfície, podendo levá-las a se mover.

Outro fator é a própria água. Quando a pressão da água aumenta, mais água penetra no solo, preenchendo rachaduras e fissuras no local. Toda essa pressão da água pode expandir essas rachaduras e criar novas fissuras nas rochas, causando instabilidade no solo. Além disso, conforme a água se aprofunda, pode agir como lubrificante para as placas rochosas que estão presas apenas pela fricção. Essa lubrificação pode causar o deslizamento dessas placas.

No caso de terremotos, é difícil provar que é o culpado seja uma represa. É complicado saber exatamente o que acontece debaixo da superfície, com muitas possibilidades para levar em conta. Por exemplo, no caso do terremoto em Sichuan, em 2008, ainda não se chegou a uma conclusão. Enquanto 730 terremotos de baixa intensidade foram registrados durante o primeiro ano em que o reservatório Zipingpu foi cheio, em 2004, muitos cientistas acreditam que são necessárias mais pesquisas antes de se afirmar que a barragem está diretamente relacionada com um tremor maior [fonte: LaFraniere].

Entretanto, uma coisa que nós sabemos é que uma represa não pode causar um terremoto sozinha. Os fatores de risco, especificamente falhas instáveis, já devem estar no local. Embora, sob certas condições do local, uma represa possa causar danos mais cedo do que ocorreria naturalmente, e talvez aumentar sua intensidade - esse é o motivo do porquê construir uma represa sobre uma falha conhecida é muito perigoso.
Por isso muitos cientistas advertem sobre os terríveis resultados na Hidrelétrica Três Gargantas, na China, com a construção sobre falhas em Jiuwanxi e Zigui-Badong. Muitos dizem que é uma questão de tempo até que ocorra um terremoto de grande intensidade, possivelmente igual ao que aconteceu na Província de Sichuan, em 2008.






15 comentários:

  1. Boa tarde, meu nome é Diêgo sou estudante de Engenharia Ambiental na cidade de João Pessoa Paraíba, região Nordeste do Brasil, fico feliz quando estou fazendo pesquisas para trabalhos acadêmicos e encontro blogs como esse, isso mostra que ainda existem pessoas que se envolvam em causas ambietais. Essa reportagem sobre as usinas hidrelétricas foi de grande ajuda e inspiração, para um trabalho que um professor meu de Poluição e Degradação Ambiental passou, para citarmos um incidente ambiental e identificar seus componentes ambientais, sua forma de poluição e os prejuízos causados pela construção, não só de hidrelétricas como também de qualquer outro tipo de obras de dimensões grandes e tão impactantes quanto esta.
    emai: diegoenvironmetal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. bom dia meu nome a gisela sou estudante do 6 ano a em uma escola publica do municipio de caraúbas rio grande do norte gostaria de saber quais o impactos do meio ambiente causados coma construção de uma barragem

    ResponderExcluir
  3. Bom tarde Gisela! É com grande prazer que respondemos sua pergunta.
    Para começar, são tantos os possíveis impactos que podem ser causados pela construção de uma usina hidrelétrica, que fica até difícil de elencar, mas vamos aos principais.
    Vamos começar pelos Impactos Ambientais:
    1) Com a construção da barragem, a parte superior do rio fica represada, subindo de nível e inundando milhares de hectares de áreas produtivas. (Inutilidade de área produtiva);

    2) Mudança no ciclo e na reprodução de algumas espécies de peixes que necessitam "subir o rio" para que ao fim de sua jornada possa "desovar". Isso é o que chamamos de "PIRACEMA". Com a construção das barragens os peixes são impedidos de subirem o rio, pois a maioria delas não possuem eclusas para isso. (Diminuição ou mesmo desaparecimento de algumas espécies daquela bacia.

    3) Da mesma forma, com a perda de área verde, os animais silvestres daquela região são impactados, tendo que deixar seu habitat, ou simplesmente morrem afogados por não terem para onde ir. (Perda da Fauna e Flora local e/ou Regional, inclusive espécies que podem estar em risco de extinção).

    4) Com a elevação do lado represado do rio, ocorre o alagamento de áreas verdes, logo aquele material vegetal irá se decompor, e na sua decomposição produz toneladas de CO2 na atmosfera. Isso contribui para o aumento do aquecimento global e afeta a qualidade do ar.

    5) Pode ainda Haver mudanças no ciclo hidrológico local e/ou regional, o que culminará em ocorrências de chuvas ou a falta delas, afetando assim as culturas locais. Outro fator significativo é o aumento da temperatura onde existem represas, por conta do reflexo feito pelo grande espelho d'água da represa. Devo ressaltar ainda que "represa não é um Lago" como muitos costumam falar, lago é lago, represa é represa ok.
    Dentre outros.

    6) Existem alguns tipos de doenças provocadas por insetos que vivem na floresta. Com a inundação das mesmas, esses insetos tendem a irem para as cidades provocando epidemias e matando pessoas. A leishmaniose é uma dessas doenças.

    IMPACTOS SÓCIO-CULTURAIS

    1) Perda de algum tipo de riqueza cultural de povos ribeirinhos que se perderão após sua saída.

    2) A saída obrigatória das pessoas de suas propriedades. E é necessário dizer que em quase todos os casos não são pagas as indenizações correspondentes aos valores reais dos imóveis. Logo as pessoas têm que deixar suas terras de onde produzem e tiram se sustento e irem para os centros urbanos. Esse evento gera muitos outros entraves, mas isso já é um outro longo assunto.

    2) O aumentos da gravides na adolescência e a exploração sexual de menores é um fator gritante em regiões onde se instalam os trabalhadores das empresas que constroem as hidrelétricas. Nem precisa eu falar o problema que isso gera para a sociedade.

    3) A explosão demográfica, sem que haja infraestrutura adequada, como escolas, hospitais, igrejas, locais para lazer e outros. Isso gera má qualidade de vida.

    Gisela, poderíamos elencar inúmeros impactos negativos provindos da construção de uma hidrelétrica. Devo ressaltar ainda que a construção de hidrelétricas também gera impactos positivos ok. Agora resta você tirar suas conclusões e ver qual é a razão entre o custo-benefício.
    Esperamos tê-la ajudado. Caso você tenha alguma dúvida específica, envie para nós e tentaremos ajudá-la ok.
    Forte abraço e bons estudos.


    ResponderExcluir
  4. oi eu queria saber pq as usinas hidreletricas podem ter o impacto amenizao??

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber os impactos dessa construçao no solo, alguem poderia me informar?

    ResponderExcluir
  6. Queria saber, por uma grande gentileza, quais são os danos causados por impactos ambientais de usinas nucleares! Agradeço a parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tazer Games sei a resposta ��
      A mudança de temperatura, o desmatamento das florestas para construir as usinas hidrelétricas,a poluição das águas, a morte de várias espécies de animais.

      Excluir
  7. esse site e bem informativo me dei bem na pesquisa de minha escola obrigado tchau

    ResponderExcluir
  8. precisa de provas como dados do ibge ou algum outro = sss eex

    ResponderExcluir
  9. Oi queria saber que problema a construção de um hidrelétrico gera ao meio ambiente ??

    ResponderExcluir
  10. NÃO AJUDOU NADA , SIMPLISMENTE NEM UM POUCO! NÃO MOSTRA QUAIS SÃO OS DANOS QUE ELES CAUSAM NA NATUREZA >:(

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. A postagem foi muito boa. Envolve os impactos naturais, sociais e econômicos ela é bem completa nesse sentido de prover vários enfoques diferentes dos impactos oriundos da usina hidrelétrica antes, durante e após sua instalação. Você poderia detalhar mais as alterações que ocorrem nos lençóis freáticos da região e na dinâmica de movimentação dos sedimentos marginais e internos do rio?

    ResponderExcluir
  12. olá sou de capitão Leônidas marques- Parana
    aqui esta sendo construindo uma usina baixo iguaçu de propriedade da neo energia e copel, são tantos impactos ambientais mas oque nos deixa estarrecido e a empresa inventar uma tal de área de remanso que não vai indenizar e nem retirar as famílias daquela área sabendo nos que as ultimas chuvas forte a água ja invadiu casas das pessoas imagina como esta sofrendo estas pessoas nestes casos quem pode ajudar estas familias

    ResponderExcluir
  13. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir

BIORREMEDIAÇÃO: Entenda um pouco mais

Fonte: Google Imagens A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos p...