segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Volvo cria Aplicativo para Calcular a Pegada de CO2


Qual sua pegada de carbono ao se deslocar para a faculdade, o trabalho ou para-onde-quer-que-você-vá? Mais do que isso: quanto você gera indo de carro, bicicleta ou de outras formas? Tudo isso será mais fácil de se calcular quando você tiver o app Commute Greener, da Volvo, na sua iCoisa.

Com o aplicativo fica fácil saber até, por exemplo, qual rota mais eficiente a ser fazer para chegar ao seu destino. Você pode medir também o quanto gasta por dia, de acordo com sua rotina.
O Commute Greener é inteligente já que não só aponta seu “erro”, tendo um modo de metas para reduzir suas emissões. Seu único problema é existir apenas para iOS, mas está disponível de graça.

Fonte: Eco4planet

Você não vai ficar fora dessa vai?!!


A Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, está marcada para o ano que vem, mas as ações já começaram. E a ONU quer que pessoas do mundo todo mostrem seus hábitos sustentáveis.
O que você – ou sua comunidade – faz de sustentável para ajudar o planeta? Jardins, coletas seletivas, melhorias no transporte público e todas as outras coisas que você pode ver/fazer na sua cidade devem ser fotografadas e enviadas para o site da campanha.
Lá a imagem vai entrar no mapa que aparece aí no começo do post e será vista por todos que entrarem lá no Pictures of the World. E aí, qual foto você mandou?

Picinas que Mais Parecem Lagoas Naturais


Esqueça a química forte do cloro, a energia gasta para aquecer a piscina e bombear a água até lá e aquele azul-sem-graça do vinil, pois as novas piscinas são lindas e ótimas amigas do meio-ambiente!
As empresas estão se especializando em construir piscinas “Eco-Smart”, que simulam um lago em sua área de lazer molhada. Para ajudar o meio ambiente, essas piscinas fazem algumas coisas diferentes das convencionais: Elas respeitam a topologia do quintal; suas cores são de pedra e madeira, para ficar mais natural; utilizam um sistema de filtragem que utiliza ozônio – sem cloro; bombas mais eficientes, para economizar energia; sistema de aquecimento solar.
E aí, agora que a primavera começa a chegar, não é uma boa ter uma bela piscina ecológica em casa para fugir do calor com estilo e sustentabilidade?

Fonte: Eco4planet

Beija-flor Albino, que Coisa Linda, Arte de Deus!!!


Marlin Shank é um jovem americano de 15 anos que estava tirando fotos de pássaros e árvores quando acabou registrando, quase sem querer, um beija-flor-do-pescoço-vermelho (Archilochus colubris) albino. Algo muito raro – e lindo.
Quem percebeu o achado no meio das fotos foi o pai de Marlin, que contou sobre a dificuldade de ver um desses animais. A dificuldade se deve à anomalia genética que o faz ficar sem pigmentos e também prejudica seu sistema imunológico, além de deixar o animal mais evidente num possível ataque de predadores.
Embora o animal albino seja raro, para a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, ou simplesmente IUCN, a espécie não está correndo risco de extinção.

Fonte: Eco4planet

"Bolsa Verde" é Novo Projeto Socioambiental do Governo Federal


Segunda-feira dia 03.10, a presidente Dilma avisou que 73 mil famílias devem receber o Bolsa Verde até o ano de 2014. Mas como funciona essa nova bolsa?
A bolsa integra o Plano Brasil sem Miséria e foi regulamentado semana passada em Manaus, AM. A presidente, em seu programa de rádio, explicou:
“Essas famílias extrativistas vivem numa integração muito grande com a floresta e são as maiores defensoras da nossa Amazônia. O extrativista vai assinar um compromisso de preservação da floresta onde ele vive e trabalha e vai receber R$ 300 a cada três meses, o que dá R$ 100 por mês”.
Para a presidente esse modelo representa um “casamento” entre geração de renda e preservação ambiental, tudo de forma sustentável. Até o final deste ano a estimativa é de que 18 mil famílias já tenham direito ao benefício – atualmente são 3,5 mil. Todas são escolhidas com ajuda das Forças Armadas, que é quem busca beneficiários em áreas pouco acessíveis da Região Norte.

Fonte: Eco4planet

Sistema de Energia Solar que Funciona até a Noite é Inaugurada na Espanha!


Essa torre aí na imagem faz parte de uma usina espanhola que utiliza algo parecido com espelhos, os helióstatos, para concentrar energia solar na parte alta e, com isso, produzir eletricidade a partir da luz, mesmo a noite.
A torre armazena a luz captadas pelos helióstatos, que projetam a luz do Sol direto para a parte mais alta da torre – independente do movimento da Terra. A usina que fica em Fuentes de Andalucía, na província de Sevilha, gera energia suficiente para abastecer 25 mil residências por meio da concentração.
A festa de inauguração, que rolou na terça, teve ilustres presenças como o rei da Espanha, Juan Carlos I e do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan. Energia limpa e elegante.
Essa de funcionar até a noite é "Show"!

Fonte:  Eco4planet

Reality Show Ecológico Será Apresentado na Rede Record


Rede Record iniciou a gravação do novo reality show “Amazônia”. Com foco exclusivamente ambiental, o programa reunirá 12 participantes em um hotel na selva, localizado em uma reserva de desenvolvimento sustentável próximo a Manaus. O vencedor dividirá a premiação com uma ONG escolhida por ele.
A atração, que é fruto de uma parceria com a emissora com a Endemol, desafiará os famosos em nome da sustentabilidade da região, afirmou o canal. Todas as provas envolverão algum tipo de conscientização ambiental.
A novidade será o formato do programa: Todos os participantes ficarão juntos, do 1º ao 12º episódio – não havendo eliminação. O que definirá o vencedor será a quantidade de pontos somados nas atividades.
Os confinados:
  • Marta Sobral (ex-jogadora de basquete)
  • Carol Zoccoli (humorista)
  • Allen Lima (músico da Família Lima)
  • Picuruta Salazar (surfista)
  • Pampa (ex-jogador de vôlei)
  • Tarso Marques (piloto)
  • Mateus Verdelho (modelo)
  • Vivi Seixas (filha de Raul Seixas)
  • Natália Guimarães (ex-miss Brasil)
  • Alexey Magnavita (astrólogo)
  • Carol Magalhães (neta de Antônio Carlos Magalhães)
  • Mel Ravasio (vocalista do grupo Lipstick)
O reality show, que será apresentado por Victor Fasano, deve ir ao ar a partir do primeiro final de semana de janeiro de 2012 – sempre exibido aos sábados, depois do programa humorístico ”Legendários”.
Bem que poderiam ter nos convidado também!!!

Fonte: Eco4planet

Florestas Verticais! Duas Torres Verdes Serão Construídas na Itália.

Duas torres verdes estão sendo construídas em Milão, Itália. O Bosco Verticale (floresta vertical, em português) é um projeto de reflorestamento metropolitano com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da biodiversidade no ambiente urbano.

A utilização de áreas verticais é uma forma de inserir espaços verdes na área urbana sem que seja preciso expandir o território da cidade. O modelo em construção na Itália opera de acordo com as políticas de reflorestamento das fronteiras urbanas do país. São duas torres residenciais de 110 e 70 metros de altura que hospedarão cerca de 900 árvores, além de uma variedade de arbustos e plantas florais. Em um terreno plano, a área verde das torres seria equivalente a 10.000 m² de floresta.
A diversidade vegetal produz umidade, absorve o CO2, protege o ambiente do Sol e da poluição sonora. Segundo o projeto, que começou a ser desenvolvido em 2007 e está na etapa de construção, as plantas serão regadas com água filtrada e reutilizada do próprio prédio. Sistemas de energia eólica e solar vão colaborar com a autossuficiência energética das duas torres.
Um novo conceito em construção civil, uma nova forma de desenvolver com sustentabilidade.
*Seria muito legal se essa moda pegasse!!!

Fonte: Eco4planet

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em Londres, ponte será coberta com painéis solares. Ótima idéia!!


Londres está instalando nada menos do que 4.400 painéis fotovoltaicos, popularmente chamados de “painéis solares”, numa ponte que atravessa o Rio Tâmisa e que serve também como estação de trem.
A ponte férrea de Blackriars terá uma área de 6 mil metros quadrados totalmente coberta pelos painéis que vão gerar 900 mil kWh por ano o suficiente para abastecer  300 casas, segundo os jornais “The Guardian” e “Financial Times”.
A imagem que ilustra o post é uma projeção de como ficará a instalação depois de completa.
"Essa é uma super idéia que o Brasil poderia adotar."

BIORREMEDIAÇÃO: Entenda um pouco mais

Fonte: Google Imagens A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos p...